Exemplos de Marketing de Conteúdo para te gerar ideias

Saiba que por trás de um vídeo, artigo, podcasts, entre outros, pode haver uma bela estratégia de Marketing de Conteúdo, mostrando que marcas inteligentes podem se destacar e mudar as regras do jogo.

MKT DE CONTEÚDO

Joelma Entzmann

4/16/20246 min read

Exemplos de marketing de conteúdo - vídeo, celular filmando paisagem.
Exemplos de marketing de conteúdo - vídeo, celular filmando paisagem.

Nos seus momentos online, você já se pegou envolvido em alguma história, lendo algum tutorial útil, perdendo horas vendo algum vídeo que te chamou atenção ou rindo de algum meme que acabou compartilhando com os amigos?

Saiba que por trás de  tudo isso pode haver uma bela estratégia de Marketing de Conteúdo, mostrando que marcas inteligentes podem se destacar e mudar as regras do jogo. 

Pensando nisso, separei aqui alguns exemplos de estratégias de conteúdo, que vão além das redes sociais. Assim, você pode abrir a sua mente e se inspirar para fazer algo inovador para a sua empresa relacionado a esse assunto.

Espero que você se surpreenda com que vem a seguir! Aproveite a leitura!

Quais são os tipos de conteúdo usados nas estratégias de marketing

É comum pequenas empresas acharem que Marketing de Conteúdo é ter uma conta no Instagram e fazer várias trends, ou fazer videozinhos com transições estilo vídeo cassetada no tik tok. Mas não, as estratégias de conteúdo vão muito além das redes sociais.

Veja a seguir alguns exemplos interessantes do que já foi feito no mercado, que sabe você se inspire em algum deles.

Marketing de Conteúdos em Blogs

Os blogspots são frequentemente usados por profissionais de marketing. E essa é uma ótima maneira para atrair mais visitantes ao seu site, dar autoridade para a marca e iniciar um relacionamento com o seu público. 

Talvez um dos melhores casos de sucesso seja o Blog da Nubank. De acordo com o site Similar WEB, somente a página de blog recebe cerca de 2.9 milhões de visitantes por mês. 

Blog da Nubank
Blog da Nubank

Blog da Nubank

Mas o que diferencia o seu blog?

Ao invés de somente falar da empresa, a Nubank simplesmente decidiu focar no seu público e começou a criar conteúdo de valor para eles. No blog você encontra:

  • Conteúdo útil: relacionado ao universo da empresa mas de acordo com as necessidades dos clientes como, finanças pessoais, investimentos, economia e tecnologia.

  • Artigos fáceis de entender e otimizados para SEO;

  • Variedades de formatos de conteúdo: artigos, vídeos, infográficos, entre outros;

  • Distribuição: Usa muito as redes sociais e o próprio aplicativo para promover o seu blog. 

  • Não só o conteúdo é interessante, como também tem um design atraente e responsivo, ou seja, super fácil de navegar. 

Marketing de Conteúdo em Redes Sociais

Hoje a maioria das pessoas estão em alguma rede social, seja Youtube, Facebook, Instagram, Linkedin, Snapchat, Tik Tok, X (antigo tweeter) e por aí vai.

As redes não só fazem parte da vida das pessoas como também influenciam a decisão de compra de muitos dos seus usuários. 

Para saber usar bem essas redes, você precisa primeiramente ter um bom conhecimento do seu público, os seus desejos e dores e como eles utilizam essas plataformas. 

O seu conteúdo deve passar pelas fases do Inbound Marketing que vão desde a atração de pessoas interessadas no que você tem a oferecer, relacionamento, venda e pós venda. 

Ou seja, seus posts precisam ser pensados para atender esses momentos dos seus seguidores em relação a sua marca. 

Case de sucesso nas redes

Um dos exemplos que gosto de acompanhar é o da Netflix. Sua rede no Instagram é totalmente voltada para os fãs da sua programação. 

Lá a Netflix faz memes, mas usando personagens das séries mais populares, trazem novidades das programações, no entanto, tudo isso é feito com uma linguagem que fala bem com cada tipo de público que curte suas séries e filmes. 

Essa estratégia tem dado certo, pois já são 37 milhões de seguidores somente no Instagram deles no Brasil. 

Estratégia de Conteúdo baseado em dados

Essa é uma estratégia ideal para empresas que conseguem coletar um grande número de dados de clientes. E com isso, transformá-los em conteúdo para o próprio público, sem prejudicar a privacidade de seus usuários. 

Exemplo de Marketing de Conteúdo baseado em dados

A Spotify por exemplo, usa os dados que conseguem dos seus usuários para sugerir playlists e mostrar dados no aplicativo das músicas mais ouvidas, etc. 

Além disso, em sua página For the record, a plataforma consegue fazer conteúdos do tipo: as listas mais ouvidas, trends do ano, artistas e podcasts em alta, hábitos de usuários, etc.


Estratégia de Conteúdo Interativo

O conteúdo interativo é uma ferramenta muito útil para se relacionar com o seu público, além de fazê-lo engajar com a sua marca. Com toda a certeza é o tipo de experiência que fica na memória e ajuda a marca a se destacar. 

Quem teve sucesso em conteúdo Interativo

Uma empresa que usa esse tipo de estratégia com maestria é a Lego. Só para citar um exemplo, a página Lego Ideias permite que os usuários enviem ideias de montagens com seus legos.

Além disso, a empresa faz desafios de montagens e sugere as várias possibilidades de como seus clientes podem usar seus produtos.

Marketing de Conteúdo em Vídeos

Os vídeos vêm ganhando cada vez mais destaque nos últimos anos. Além de chamar mais atenção por ser visual, esse formato pode comunicar bem melhor sobre como funciona seu produto ou serviço, bem como tem o poder de gerar emoções a quem está assistindo. 

Em cada plataforma,  temos formatos e utilidades diferentes para os vídeos, cada um com uma intenção. Temos vídeos curtos, com a ideia de entreter, a exemplo do shorts do Youtube e o Stories do Instagram, até vídeos mais longos como lives e webnars. 

Estratégia bem sucedida de conteúdo em vídeo

Um exemplo de empresa que soube como usar bem a estratégia de vídeo é a GoPro, que soube mostrar bem as imagens que a sua câmera faz, filmando esportes radicais e mostrando toda a adrenalina e aventura que o esporte transmite. 

Não só utiliza seu canal de youtube, mas também tem a sua página Be a Hero Challenge, onde usuários podem enviar vídeos inspiradores usando sua GoPro.

Estratégia de Conteúdo em Podcasts

Outra estratégia de conteúdo que tem ganhado cada vez mais adeptos é o formato em podcasts.

Esse formato é muito bem-vindo pelas pessoas que gostam de escutar alguma programação enquanto dirigem, ou estão a caminho do trabalho. Ou até mesmo durante alguma atividade que permite escutar com atenção algum podcast. 

Um podcast diferente que funciona bem

Um exemplo brasileiro que vale mencionar é o programa História em Meia Hora que já tem 49 mil seguidores no Spotify. Neste podcast o professor de história Vitor Soares, ensina em cada episódio um fato histórico de uma forma simples e descontraída. 

Aqueles que desejam conteúdos mais profundos, podem se inscrever e pagar uma taxa para entrar no clube de membros do professor. 

Estratégia de conteúdo com email-marketing

O email- marketing é usado por praticamente 85% dos profissionais de marketing

Visto que é a estratégia ideal para aqueles que querem continuar a conversa com seus clientes, ou simplesmente nutrir de informação aqueles que demonstraram interesse na marca. 

Um exemplo de estratégia com email-marketing

As marcas de varejo tem conseguido usar essa estratégia muito bem. A Amazon, por exemplo, envia e-mails com sugestões de acordo com as buscas feitas em seu site ou aplicativos. 

Ou até mesmo para avisar as quedas de preço de um produto que você pesquisou. 

Marketing de Conteúdo em Aplicativos

Os aplicativos, quando bem trabalhados nas estratégias de Inbound Marketing, podem ser um ótimo aliado para o seu negócio. Uma vez que eles ajudam a reter o usuário e mantê-lo interagindo com a sua marca. 

Mas, para isso, é preciso que o app ofereça uma ótima experiência de usuário, com uma boa navegação, que seja intuitivo e de design atraente. 

Empresa que se destaca no marketing de conteúdo em aplicativos

Aqui, posso destacar o aplicativo da grande varejista chinesa, a SHEIN. Seu app lembra muito uma rede social, o que faz seus usuários permanecerem muito tempo dentro da plataforma. 

Sua aplicação estimula muito a criação de conteúdo pelos próprios usuários

Só para ilustrar, no e-commerce eles se diferenciam com as avaliações dos clientes, que enviam fotos dos produtos comprados e são incentivados a darem boas avaliações. 

Existe também uma página dentro do app que funciona como um feed de rede social. Ali, alguns criadores podem compartilhar fotos e vídeos utilizando produtos SHEIN. 

E você? Qual estratégia de conteúdo pretende usar?

Você já imaginava que tudo o que foi falado neste artigo são exemplos de Marketing de Conteúdo? 

Desde blogs a aplicativos, as empresas buscam inovar cada vez mais a forma de como se comunica com o seu público-alvo e isso exige muita pesquisa, dados, bem como criatividade. 

Agora é a sua de pensar na melhor estratégia para a sua marca! Espero que os exemplos que citei sirvam para abrir a sua mente em relação às infinitas possibilidades que o seu negócio pode investir. 

Assim como eu desejo que você crie um conteúdo interessante e de impacto, com a cara do seu negócio! Conte comigo para isso! 😉​

Foto de capa: Thomas Russell - Unsplash